Poupar será sempre a melhor maneira para ganhar, mas nem todos os procedimentos nos levam com sucesso a esse mesmo fim. Se a expressão ‘no poupar é que está o ganho’ parece-lhe um lugar-comum com garantia de êxito, fique a saber que nem sempre assim acontece, pois, para resultar, efetivamente, em ganhos, há regras a seguir, sobretudo não se esquecendo de alguns cuidados, evitando cair em alguns riscos.
Siga, então, as recomendações deixadas pela Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas, expressas pelo seu presidente Paulo Pereira, e passe a poupar com resultados práticos.
Existem muitas maneiras de poupar e é um processo de constante aprendizagem e afinamento.
Abaixo algumas medidas que podem ser levadas em conta quando se pretende poupar algum do rendimento que se tem.
Claro que cada realidade individual tem as suas especificidades e é muito difícil realizar poupanças quando se tem um nível e remuneração muito baixo e níveis de despesas fixas altas.
Mas o caminho tem de passar por tentar e ir corrigindo naturais erros com o tempo e se há um “passo zero” que tem de ser dado, é o de fazer um orçamento mensal: toda a gente tem de se sentar com calma e com uma folha de papel e listar de um lado as despesas do mês e do outro os gastos.
A diferença é o saldo, negativo ou positivo, e ótimo indicador de medidas a tomar.
1 - Elimine dívidas
Se tem muitos créditos pessoais, automóvel, cartões de crédito, etc.. é urgente iniciar o processo de eliminação dos mesmos, em especial dos mais caros (maiores taxas de juro). Quando começar a se ver livre de pagar juros sobre sua dívida, esse dinheiro pode ser colocado na poupança ou em gastos noutras coisas necessárias efetivamente. Uma linha de crédito pessoal é apenas uma opção para consolidar (juntar vários créditos) a dívida para que você possa pagá-la melhor.
2 - Defina metas de economia
Uma das melhores maneiras de economizar dinheiro é visualizar o que está economizar. Se precisar de motivação, defina metas de economia junto com um cronograma para facilitar a economia. Quer comprar uma casa em cinco/sete /dez anos com 20% de entrada? Agora tem uma meta e sabe o que precisará economizar a cada mês para atingir essa sua meta.
3 - Pague-se primeiro
É uma estratégia muito recomendada por especialistas: logo que recebe o salário, retire a parte que acha que vai conseguir poupar esse mês e coloque numa conta Depósito a Prazo (que não rende nada, mas não é acessível por cartões de débito). Esse já fica de parte para usar apenas em casos extremos de urgência.
4 - Pare de Fumar
Não é certamente fácil parar, mas se fuma um maço e meio todos os dias, isso equivale a quase 1.500 euros por ano, que pode economizar se parar. Cada vez há menos fumadores, faça o mesmo!
5 - Gaste para Economizar
Vamos ser sinceros, os custos de serviços públicos raramente diminuem com o tempo, então assuma o controlo e aumente a eficiência da sua casa. Peça uma auditoria energética a toda a casa e orçamento para melhorias várias que são possíveis, umas mais fáceis, como vedação de janelas e portas, até a instalação de novos equipamentos (elétricos em vez de gás, painéis solares, bombas de calor, etc.).
6 - Embale o seu almoço
Uma dica óbvia para economizar dinheiro é encontrar economias diárias. Se tomar o pequeno-almoço fora custar 2,5 euros, mas trazer o almoço de casa custa apenas 0,5 euros então, ao longo de um ano, você pode criar um fundo de emergência de 500 euros, só considerando poupanças em 11 meses de trabalho. Evitar almoços fora só faz aumentar essa poupança.
7 - Anualize os seus gastos
Gasta 20 euros em idas ao café e lanches por semana? São quase mil euros anuais que está retirando do seu orçamento para refrigerantes e lanches a cada ano. De repente, esse hábito atinge um valor substancial.